sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O pecado de Acã

Você conhece a história de Acã? Não ? Então vou contar...


Acã foi um homem membro da tribo de Judá que viveu na época em que o povo de Israel invadiu Canaã e começou a conquistar as terras daquele território.
Deus sempre dava ordem como qual seria a próxima cidade a ser conquistada e o número de soldados que iriam para a batalha. E  outra ordem bastante importante era esta: O povo só poderia ficar com os bens como prata , ouro, bronze e gados das cidades conquistadas, se fosse da permissão dele. Se os Israelitas seguissem todas as ordens de acordo com a vontade de Deus, eles conseguiriam conquistar a cidade e ter uma vida mais farta.Porém Deus também poderia dar a ordem para que eles não ficassem com absolutamente nada da cidade, como no exemplo mostrado abaixo:


"Deus havia ordenado ao povo de Israel que ninguém guardasse nada do que era para ser destruído, mas a ordem foi desobedecida. Acã escondeu algumas coisas, e por isso o Senhor ficou muito irado com os israelitas. Acã era filho de Carmi, descendente de Zabdi e descendente de Zera, da tribo de Judá." Josué 7:1


Por Acã ter desobedecido a Deus, não só ele mas como os demais israelitas também sofreram, como veremos nos versículos abaixo:


“Então voltaram e deram a Josué o seguinte relatório:
-Não é preciso que todo mundo vá. Mande apenas dois ou três mil homens atacarem Ai porque existe pouca gente lá.Assim foram mais ou menos três mil homens. Porém os homens de Ai fizeram os israelitas recuarem e mataram trinta e seis. E eles perseguiram os Israelitas desde o portão da cidade até as pedreiras, matando-os na descida. Então o povo ficou completamente desanimado e perdeu a coragem. Em sinal de tristeza, Josué rasgou a sua roupa e se jogou no chão, com o rosto na terra, na frente da arca da aliança de Deus, o Senhor. Os líderes de Israel fizeram a mesma coisa e ficaram ali com Josué até de tarde. E fizeram como ele: também jogaram terra na cabeça para mostrar que estavam tristes.”
Josué 7:36



Vish! A situação complicou para Acã e para todo o povo de Israel. Sim, isso mesmo, apenas pelo pecado de Acã, todo o povo sofreu, mesmo sem terem cometido mal nenhum! Quando Josué soube que alguém havia desobedecido a ordem de Deus, ficou muito triste e clamou a Deus pedindo ajuda, e Deus rapidamente falou a solução: eles tinham que destruir o que roubaram. Mas para isso teriam que saber primeiro quem foi que roubou os objetos da cidade, e para isso Deus havia mandado que houvesse um sorteio com todas as tribos ali presentes.

“Então Josué se levantou de madrugada e fez o povo de Israel se apresentar, tribo por tribo. O sorteio indicou a tribo de Judá. Em seguida mandou que se apresentassem os grupos de famílias de Judá, o grupo de Zera foi indicado. Aí chamou o grupo de Zera, família por família; e a família de Zabdi foi indicada. Finalmente chamou a família de Zabid, homem por homem, e Acã foi indicado [...]”
Josué 7:16:18



Josué então pediu para que Acã confessasse seu a verdade, Acã responde que havia pecado contra o Senhor porque havia roubado uma capa da Babilônia, duzentas barras de prata e uma barra de ouro. Jusué então manda alguns homens fosse até a barraca de Acã e a vasculhassem até achar os objetos roubados; os homens encontraram e levaram a Josué conlocando na presença do Senhor.
O resultado do pecado de Acã foi a morte dele e de toda a sua família!


O que podemos tirar com tudo isso ?


Bem, enquanto lia essa história lia cada linha com interesse enorme; pincipalmente na parte em que acontece o sorteio. Uma das histórias mais interessantes que já li. Quando terminei de ler, fiquei impactado e pensei:


“É, não sou só eu que estou em jogo.”


-Como assim, Ellysson?


Quando você anda em retidão com Deus, não só você mais como todos em sua volta são abençoados, da mesma forma que quando você está afastado de Deus não só você mas como todos em sua volta serão prejudicados, como vimos na história de Acã. Quando você tem Cristo em seu coração e vive de acordo com sua vontade, você terá autocontrole, será mais paciente, mais afável e calmo. As pessoas notarão isso em você, e irão saber que você é diferente da grande maioria. Pode até ser que alguma pessoa te pergunte:


-Vem cá, como é que você consegue ser desse jeito? Sabe, você sempre perdoa aquele garoto que sempre te insulta na sala e até o trata bem! Qual o segredo desse seu autocontrole, hein?


Nem preciso responder o que você terá que dizer sobre qual é o seu “segredinho”. Através das suas ações, ela saberá quem é Jesus. Você dirá para ela quem ele é e sobre o seu amor por todos nós, e pronto! Uma vida foi abençoada!


Mas quando é o contrário ? Digo, as vezes a pessoa até já conheceu a Deus e tal, mas não o leva a sério como Acã também não o levou.


Até quando você continuará com o seu pecadinho de estimação mesmo sabendo que ele só está te levando para o inferno, e prejudicando toda a sua família ? Até quando você vai continuar a pecar com o mesmo pecado contra Deus como se ele não existisse?
Você pode esconder seu pecado de tudo e de todos, menos de Deus! Ele está te vendo quando você está no seu quarto acessando sites pornográficos! Ele está te vendo quando você dá AQUELE beijo no seu namorado! Eu não estou dizendo do beijo, e sim DAQUELE beijo. Você pode até esconder de seus pastores e líderes, mas Deus está sempre te vendo. Acã deve ter pensado que ninguém saberia de nada e que depois só era ele dar um sacrifício a Deus e tudo ficaria bem, mas não foi assim! Muitos hoje em dia fazem o mesmo que Acã;vivem uma vida completamente errante segundo a pelavra de Deus e acham que só é ir a um culto em um domingo à noite e Deus vai as perdoar!!


NÃO HÁ SÓ VOCÊ EM JOGO!!!!!


Por favor, não pense que eu estou aqui colocando o dedo na sua cara e te acusando, porque quem sou eu pra julgar?! Se você sabe que está cometendo AQUELE pecado que só está levando cada vez mais e mais pra fora da presença de Deus e prejudicando toda a sua família, pare agora!  Se Deus te tocou nesse momento e você se identificou com o que foi dito nesse texto, eu tenho um recado de Deus para você: Deus quer mudar por completo essa situação! É possível sim matar a carne! É possível sim falar não para o pecado! É possível sim vencer as tentações! É possível sim viver segundo a vontade de Deus! Não faça como Acã, que não levou Deus a sério e acabou levando o castigo!


Você deve ter se perguntado: “Como assim que minha família também sofre as conseqüências do meu pecado? Você já está viajando, Ellysson.”
A bíblia nos diz que um abismo leva a outro, quando você começa apenas comentendo certos atos escondidos que você sabe que é pecado, isso começará a te afastar de Deus, ou seja, a sua carne começará a ficar mais forte. O tempo vai passar e você continua a pecar. Vai chegar um momento em que o seu jeito começará a mudar também, você começará a ser mais estressado, impaciente, ríspido e o seu pecado que antes te incomodava, agora se tornará rotineiro. É tudo questão de hábito!  Com essas mudanças, poderá vir também desavenças na sua família, afinal de contas, sua mãe, seu pai e seus irmãos perceberão que algo mudou, e não pra melhor. E o nosso maior inimigo só precisa das pequenas brechas. Brigas se tornaram mais freqüentes e o amor familiar, muitas as vezes, acaba se esfriando.
Vimos que toda a famílai de Acã sofre por causa dele, por causa do pecado de Acã.


Mas se você leu esse texto e está disposto a mudar agora, eu tenho uma boa notícia: Deus está bem aí do seu lado pronto pra te mudar. Confesse pra Ele coisas que você jamais teve coragem de confessar. Se você está aí respirando e lendo esse texto, é porque Deus está te dando mais uma chance! JESUS TE AMA!!


Ellysson Rocha

19 comentários:

  1. Josué 7:36 ? ..........Não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele quis dizer Josué 7: 3 a 6

      Excluir
    2. Hoje. Graças a Deus. Vivemos sobre a graça de Deus. E não mas sobre a lei. Não é mais olho por olho,nem dente por dente. Mas no período de Acã era a lei. E por isso teve que pagar com a sua vida. Hoje a conseqüência pode ser a morte espiritual. Estejamos atentos. O pecado envenena a alma.

      Excluir
    3. O mesmo Deus de ontem e o de hoje ele não mudou e não mudará.abiblia diz que o salário do pecado EA Morte.

      Excluir
  2. Parabéns meu irmão!!
    Palavras maravilhosas, feliz o homem à quem Deus corrige.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meu irmão!!
    Palavras maravilhosas, feliz o homem à quem Deus corrige.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sou Mário Vinícius... Sou sincero e tenho a coragem em dizer que não compreendo... Imagino os pais de Acã, os irmãos menores, que não tinham nada a ver com o caso, sendo apedrejados inocentemente. Desculpem a sinceridade: não como acreditar nessa pretensa justiça divina. Deus tão sábio permitiria isso ?

    ResponderExcluir
  6. As vezes nós seres humanos não compreendemos a justiça de Deus. Pois ele é justo juiz,advogado fiel,é onipotente,onipresente e onisciente ele sabe de todas as coisas. Ele sabe o itimo do nosso coração. Não existe pecado,pecadinho ou pecadão. É pecado e pronto. Nós estamos no tempo da graça não vivemos pela mais pela lei. Mesmo não merecendo que Cristo morreu na cruz do calvário e ressuscitou no terceiro dia. Nos deu uma nova chance de se reconciliar com Deus. Amém e boa tarde a todos

    ResponderExcluir
  7. Alesson e todos que leu éssa mensagem que deus nos proteja e nos abençoe.amen

    ResponderExcluir
  8. A paz do senhor!!A todos ótimas palavras estudo abençoado e verdadeiro DEUS E O MESMO E NÃO MUDOU E JAMAIS MUDARÁ,ELE REINA ELE É MISERICORDIOSO E JUSTO TUDO QUE O HOMEM PLANTAR ISSO TAMBÉM COLHERÁ,DEUS NÃO É BRINCADEIRA ELE É FOGO E JUSTIÇA...

    ResponderExcluir
  9. A paz do senhor!!A todos ótimas palavras estudo abençoado e verdadeiro DEUS E O MESMO E NÃO MUDOU E JAMAIS MUDARÁ,ELE REINA ELE É MISERICORDIOSO E JUSTO TUDO QUE O HOMEM PLANTAR ISSO TAMBÉM COLHERÁ,DEUS NÃO É BRINCADEIRA ELE É FOGO E JUSTIÇA...

    ResponderExcluir
  10. Nos perdoe, nós homens senhor pois somos pecadores por demais!!! Gostaria. De ter vivido na época de Moisés...



    ResponderExcluir
  11. Nos perdoe, nós homens senhor pois somos pecadores por demais!!! Gostaria. De ter vivido na época de Moisés...



    ResponderExcluir
  12. Nos perdoe, nós homens senhor pois somos pecadores por demais!!! Gostaria. De ter vivido na época de Moisés...



    ResponderExcluir
  13. Nos perdoe, nós homens senhor pois somos pecadores por demais!!! Gostaria. De ter vivido na época de Moisés...



    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado irmão pela mensagem.
    Realmente acã mereceu o castigo, Deus queria mostrar que ele é um Deus de ordem.

    ResponderExcluir
  15. Quanta besteira, esse Deus cruel e maldito, matou a familia inteira que não tinha nada haver e vc ainda o aplaude? Qual a importância do roubo? Dris precisa de ouro? O texto é claro, é cruel e assassino, vc é um maluco psicopata acreditando ma bondade desse deus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...