terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Insegurança

É comum ao decorrer da nossa vida  passarmos por momentos de insegurança. O sentimento é mais intenso  quando somos confrontados por situações  novas e desconhecidas . 
Gideão, passou por um momento de insegurança. O  povo de Israel pecou contra Deus ,e por esse motivo Deus permitiu que o povo de Midiã os dominassem durante anos. Os israelitas se escondiam dos midianitas , pois, os israelitas reconheciam que eles(midianitas)  eram mais fortes. Os midianitas  atacavam, e destruíam a colheita dos israelitas juntamente com os amalequitas e o povo do deserto. Desta forma, não restava nada para os israelitas viverem. 

" E o povo de Israel não podia com eles.Então os israelitas pediram ajuda ao Senhor "  Juízes 6.6 
Mas o Senhor  mandou um profeta dizer aos israelitas , que Ele havia libertado eles (israelitas)  da escravidão do Egito, expulsados todos os inimigos da terra deles. Porém eles se "esqueceram"  que Deus  era o senhor deles, e passaram a adorar outros deuses.

"Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso. "      Juízes 6.11-12
Gideão questionou  o anjo do Senhor , perguntando o por que de todos aqueles acontecimentos. 

"Então o Senhor Deus ordenou a Gideão: 
-Vá com toda sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu que está mandando que você vá" Juízes 6.14

Gideão perguntou ao senhor como ele poderia libertar o povo de Israel, a família dele era a mais pobre da tribo de Manassé, e ele além do mais , era o menos importante da família.

"E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem. " Juízes 6:16

O exército dos midianitas era composto por 135.000 pessoas , comparados aos 32.000 israelitas que responderam o chamado de Gideão para irem a guerra, é evidente que o número era bem  menor. Mas Deus reduziu ainda mais o número, para que os israelitas não se orgulhassem e associassem a vitória à força do seu próprio exército.  

"E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou."  Juízes 7.2
Assim com a ajuda do Espírito Santo Gideão venceu os midianitas, e por muito tempo deixaram de ser ameaçados por eles , e a terra ficou tranquila durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.

PARA LER A HISTÓRIA COMPLETA  DE GIDEÃO, LEIA JUÍZES  DO CAPÍTULO 6 AO 8.

Creio que  eu e você talvez ficaríamos inseguros no lugar de Gideão.Ele tinha a responsabilidade, dada por Deus ,de libertar o povo de Israel dos midianitas. Gideão sabia o quanto era grande o exército inimigo. Possa ser que hoje, as únicas frases que passam em nossa mente sejam : "E agora ? O que eu faço ? Será que eu sou capaz ?"
 Talvez a nossa tarefa seja tão grande quanto a de Gideão, mas creia que o mesmo Deus que esteve com ele, está conosco! Ele não quer que tenhamos  medo algum.  O Senhor Jesus NUNCA nos desampara , Ele está o tempo inteiro conosco. Deus exige a nossa fé nele, mesmo quando as circunstâncias  não são encorajadoras. Seguros em Deus, ele nos guia pelo caminho correto. 
Por isso ,quando nos sentirmos inseguros ,  devemos orar  ao Senhor , e pedirmos para ele  retirar esse sentimento do nosso coração ,e  o lugar onde  um dia abrigamos a  insegurança ,possa ser ocupado pela FÉ e CONFIANÇA em Jesus . A final cremos em um Deus todo poderoso.



"Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, eu os seguro pela mão e lhes digo; Não fiquem com medo, pois eu os ajudo " Is 41.13 

Amanda Passos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...