segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como lidar com o Bullying? (Parte 1)


Olá ser humano! Beleza ou não beleza? Essa postagem será diferente de todas as outras já feitas, afinal de contas, será a primeira em que será realizada pela Amanda e por mim. Nós decidimos unir ideias e fazermos juntos essa postagem porque como nós sabemos que o Bullying está presente no nosso dia a dia e que ele é um assunto complexo e que, consequentemente, nos permite entrar em vários aspéctos dele, concluímos que para termos uma visão mais ampla e podermos tirar respostas sobre as tantas e tantas perguntas que rodeiam tal tema, duas cabeças pensaria MUUUITO mais que apenas uma. E quando ambas cabeças tem o Espírito Santo como guia, aí fica melhor! -HEHEHE- 
Nessa postagem falaremos sobre o que é o Bullying verdaderio e quais as suas consequências, quais tipos de pessoas são geralmente alvo mais fácil de ser vítima de bullying, como ocorre o bullying nas escolas, cursos, ruas e, infelizmente, em algumas -poucas, na verdade- igrejas, cristãos que sofrem bullying seja por causa de sua filosofia de vida, seja por qualquer outro motivo, a posição que nós, cristãos, devemos ter em meio a situações em que o bullying é praticado, e no desenvolver da postagem seram introduzidas algumas cituações reais em que  nós (eu e a Amanda) ou qualquer conhecido presenciamos. Que começe!

 "[...] Deus trata todos de forma igual." (At 10;34)
 
-O que é o Bullying e quais as suas consequências?

"O Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas contra alguém ou algum grupo.O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio." (Fonte: revistaescola.abril.com.br)



Ou seja,  O BULLYING É ALGO SÉRIO! Não se pode ser cofudido jamais com aquela brincadeira boba que você faz com seu amigo chamando ele de "chato", "feio", "boba" e etc. Já ouvi muitas vezes na escola e no curso pessoas que se dizem ser vítimas de bullying, quando na verdade, o tal 'bullying" não passa de uma brincadeirinha boba de quinta-série. Parece que algumas pessoas gostam que os demais olhem para elas e pensem: "Ó,coitadinho dela! Ela sofre bullying, meu Deus!".É algo estranho, mas é verdade. Há pessoas que sentem prazer em se vitimizar, quando na verdade são pseudos-vítimas. Quem realmente sofre Bullying, DETESTA dizer que sofre bullying porque sabe que se ele revelar para alguém ou algum grupo que sofre bullying, estará revelando a sua fraqueza. Estará revelando que está a base de remédios anti-depressivos; estará revelando que se sente inferior a todos em sua volta;estará revelando que não se aceita. Mas mesmo em meio à pessoas que são crués para com você, há alguém que te aceita do jeito que você é. Que você pode ir até Ele como você estiver, que ele fará o resto. O nome dele é Jesus. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele é alguém que não vê o olhinho puxado, o seu cabelo crespo, se você tem a cor branca, amarela, negra, se sua roupa é da moda ou já está bastante ultrapassada, se você mora em um apartamento perto da Orla de Copacabana, ou se você mora em um barraco de uma comunidade do Rio de Janeiro. Enfim, Ele simplesmente vê o seu coração! E ele está pronto a tirar essa sua depressão e todo o rancor que vocÊ guarda em seu coração, e jogar para longe de você.

 O DONO DO MUNDO TE ACEITA, ISSO NÃO É O SUFICIENTE?

Em que lugares o Bullying é geralmente feito?

Não há restrições de lugares para que o bullying venha a ser cometido. Porém, há fatores em determinados lugares que pode facilitar a ocorrência do bullying.Quais são esses fatores? Bem, variedade de pensamentos filosóficos, éticos e culturais. 
-Você poderia me dar um exemplo ?
Vamos lá então! Vou citar alguns lugares em que essa diversidade é mais que explícita

Na escola:  A sua escola é o exemplo perfeito! Lá encontramos pessoas completamente diferentes uma das outras. Sempre há o grupinho dos nerd's, cdf's, atletas, musicais, gurpo do teatro, entre outros. E memso dentro desse grupos, ainda há diferenças e subgrupos formados.Mesmo em um grupo de pessoas com as mesmas convicções, pode ser que haja pessoas com gostos, estilos e aparência  diferentes. Quando alguém é vítima de bullying na escola, é diariamente zombada por algum grupo, ou alguém, que o agride, seja verbalmente ou fisicamente. Suas notas começam a cair,e ir à escola acaba se tornando uma tortura para a vítima.
 
 Na vizinhaça: Eis aí um outro excelente exemplo. Ao contrátio da escola em que as diferenção são encontradas em pessoas com mais ou menos a mesma fachetária de idade, na viznhaça as diferenças vão além, pois lá o seu viznho da direita pode ser um nordestino que gosta de escutar axé o dia inteiro e é umbandista, e seu viznho da esquerda ser paulista que só escuta mpb e é agnóstico, enquanto você ser um carioca que só escuta músicas evangélicas e é cristão. 

Na internet: Quando a internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa. A humilhação acaba se tornando algo bem mais púlblico, e o constrangimento ainda maior.

Não importa o lugar, até mesmo dentro de sua casa, haverá diferenças. E haver diferenças entre as pessoas, é excelente! Imagina se todo mundo fosse igual como seria chato!Se tais diferenças fosses respeitadas, seria excelente! Não haveria preconceito e muitas e muitas mortes teriam sido evitadas.Porém, infelizmente, há criaturinhas que não conseguem sair de seu mundinho, e com isso,  não conseguem conviver com a diferença alheia, e para tentar acabar com tal, acaba concluindo equivocadamente que a única saída  para exterminar essas diferenças é a agressão física ou psicológica do outro.

Tipos de bullying e suas vítimas
O bullying está divido em tipos, é cada um deles possui seu principal alvo. As pessoas tornam-se vítima desta agressão a partir do momento que não se enquadram nossos padrões dessa sociedade,que é totalmente corrompida. Seguem alguns tipos:

Verbal: Caracteriza-se por dar apelidos, ofender com nomes, gozar com características pessoais das pessoas.
Físico:  Engloba todo tipo de agressão física. Chutar, bater , beliscar etc.
Moral: Exclui a vítima, atormenta, ameaça, ignora, ridiculariza. 
Racista: Ofende a vítima pela cor da pele, diferenças culturais, e étnicas. 
Cyberbullying:  O agressor utiliza a tecnologia para ofender e insultar a vítima.

As vítimas costumam ser ,gordinhos, magrinhos, baixinhos, altos demais, pessoas que usam óculos, nordestinos (pelo sotaque),evangélicos(por possuírem  práticas e comportamento diferente dos demais), negros, pessoas muito brancas, tímidas etc.
Respeitar as diferença é fundamental para  gerar  relacionamentos agradáveis. Cada indivíduo é único, e possui suas particularidades, o que nos torna diferentes. E o mais importante é que Deus nos ama  e aceita  nossas diferenças.

"[....] Nunca tratem as pessoas de forma diferente por causa da aparência delas." ( Tg 2;1)

Amanda Passos 
e
Ellysson Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...