quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Zacarias e Isabel - "Do que você tem fome?"

Referência :  Lucas 1.5 : 25,  57: 66
Contexto: Cerca do ano 7 a.C, Judéia, no reinado de Herodes.

Você já ouviu falar de João Batista? Apesar de sua grande caminhada aqui na terra, não e dele que falarei, mas sim de seus progenitores, Zacarias e Isabel. 
Zacarias era sacerdote ( da turma de Abias), e sua esposa, Isabel era descendente  de Arão. A bíblia também relada que Isabel era parenta de Maria, mãe de Jesus. Não se sabe ao certo qual era o grau de parentesco das duas.  Segundo a bíblia , Zacarias e Isabel eram justos e íntegros diante de Deus, seguiam  todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas eles não tinham filhos, Isabel era estéril e ambos muito velhinhos. 
Certo dia  no Templo de Jerusalém, Zacarias estava realizando seu trabalho de sacerdote,eras sua vez de fazer aquele trabalho diário. Segundo o costume dos sacerdotes, ele tinha sido sorteado para queimar incenso no altar   e por isso entrou no templo. Durante o tempo em que o incenso queimava, as pessoas do lado de fora oravam. Então um anjo apareceu para Zacarias, de pé, do lado direito do altar. Zacarias viu e sentiu medo, não sabia o que fazer. Mas  o anjo disse:
- Não tenha medo, Deus ouviu sua oração ! Sua esposa terá um filho e você porá o nome dele e João.Ele trará muitas alegrias para você para muita gente, pois para o Senhor ele será um grande homem. Ele não deverá beber vinho , nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo. E converterá muitos filhos de Israel  ao Senhor Deus. E fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes  voltem a andar no caminho direito.E preparará o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Imagine como Zacarias deveria estar! Foi sorteado para entrar no templo, recebeu a notícia de que sua esposa estéril  iria engravidar e seu filho será cheio do Espírito Santo , forte e poderoso como o profeta Elias.  Tudo estava acontecendo da melhor forma, mas foi aí que Zacarias deu uma "escorregada" e duvidou  dizendo ao anjo :
- Como é que eu vou saber que isso é verdade ?
O anjo respondeu:
- Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas acontecerá no tempo certo.
E por não acreditar Zacarias ficou mudo até o dia em que, João, seu filho nascesse.
Enquanto isso o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora . Quando saiu Zacarias não podia falar.  Desta forma as pessoas perceberam que ele havia tido uma visão no Templo. Não podendo falar, ele fazia gestos com as mãos para o povo.
Quando terminou os dias de serviço no Templo,Zacarias voltou para casa. Pouco depois Isabel ficou grávida  e durante cinco meses  ela não saiu de casa. E disse :
-  Agora que o Senhor me ajudou, ninguém mais irá me desprezar por não ter filhos (Era vergonhoso para uma mulher judia não ter nenhum filho). 
Chegou  o tempo de Izabel ter a criança. As pessoas queriam dar a ele o nome de João, mas Izabel disse que não, falou também que o seu nome seria João. As pessoas questionaram , pois não havia nenhum  parente o aquele nome. Aí fizeram  sinais para o pai, perguntando  que nome ele gostaria de colocar no menino. Zacarias pegou uma tabuinha e escreveu, o nome dele é João. Imediatamente a boca dele se abriu e  ele começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com medo e a notícia se espalhou por toda região montanhosa da Judéia..

O que podemos aprender ? Que a fé é algo de extrema importância na vida do crente. Deus não mente, meu irmão! Ele promete e cumpre. Por isso não duvide que Ele possa restaurar seu casamento, transformar sua situação financeira, reverte o quadro médico do seu pai, curar sua mãe.  Deus age todo tempo em nosso favor, é  mais que nossa obrigação ter fé e acreditar nas promessas dEle.

" Se a fé que  vocês têm fosse do tamanho de  uma semente de mostarda, você poderiam dizer a esta figueira brava: " Arranque-se  pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria." (Lucas 17.6)

E como ter fé ? Ouvindo a palavra de Deus, alimentado- se espiritualmente. Buscando a presença dEle.

" Logo a fé vem do ouvir, e ouvir pela palavra de Deus." (Romanos 10.17)


“Zacarias foi avisado antes de qualquer pessoa que Deus estava montando Seu próprio cenáriopara visitar a Terra. [...] Zacarias não correspondeu às notícias da vinda do Salvador quandoexpressou dúvidas sobre a própria capacidade de ser pai da criança que o anjo lhe prometera. [...]Como resultado, Deus impediu Zacarias de falar até que a promessa se tornasse realidade. [...]“Zacarias louvou a Deus com suas primeiras palavras após meses de silêncio. Em um cântico que é frequentemente chamado de Benedictus, após às primeiras palavras na tradução latina desta passagem, ele profetizou a vinda de um Salvador que redimiria seu povo, e predisse que seu filho João prepararia o caminho para o Messias. Todas as profecias do Antigo Testamento se cumpriram – não é de se admirar que Zacarias tenha louvado a Deus!” (Life Application Bible Helps [Wheaton, IL: Tyndale House Publishers, 1990], p. 1.739, 1.742).
 Fiquem com Deus,
Amanda Passos




7 comentários:

  1. Que a sua,fé te leve a lugares altos e vc veja as promessas de Deus se cumprirem na sua vida!Beijo e paz!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amei esse estudo ! Ass pastor fabio

    ResponderExcluir
  3. A vizinhança ficou sabendo de imediato sobre a gravidez de Isabel?

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor povo de Deus.
    Gostaria de saber quanto dias Zacarias ficou no silêncio. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo que Isabel demorou para dar a luz de 9 a 10 meses

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...